
 
VI Encontro Nacional da Ulepicc-Brasil – Brasília – 9 a 11/11/2016 

 

Uma Análise do Conteúdo Político Produzido e Veiculado na Televisão 

Educativa Piauiense na Perspectiva da Economia Política da 

Comunicação1
 

Diego Lopes da Silva Alves2 

Crysnayara Batista da Silva3 

 

Resumo 
A pesquisa buscou identificar, por meio da análise de conteúdo, se as características do jornalismo 

público definidas no Manual de Jornalismo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) são consideradas 

na produção de matérias de cunho político exibidas nos telejornais da TV Antares, emissora educativa 

piauiense. A análise teve ainda como parâmetro as características desse modelo de emissora, como a 

prática cidadã e programação diferenciada da televisão comercial e base teórica na Economia Política da 

Comunicação. Foi possível identificar a interferência política na produção de conteúdo, motivada pelo 

financiamento integral por recursos públicos controlados pelo Governo. 

 

Palavras-chave: Televisão pública, TV Antares, Política, Piauí 
 

Abstract 

The research sought to identify, through content analysis, whether public journalism characteristics 

defined in Manual Journalism Brazil Communications Company (EBC) are considered in the production 

of political nature of materials displayed on the TV news TV Antares, educational broadcaster piauiense. 

The analysis was also as a parameter the characteristics of this station model as citizen practice and 

differentiated programming of commercial television and theoretical basis of the Political Economy of 

Communication. It was possible to identify the political interference in the production of content, driven 

by full funding for public resources controlled by the government. 

 

Keywords: Public television, TV Antares, Policy, Piauí 
 

Introdução 

 

A TV Antares, televisão educativa piauiense, iniciou suas transmissões em 

1986. A emissora integra a Rede Pública de Televisão e retransmite a programação da 

TV Brasil. O vínculo da emissora com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) sugere 

uma orientação de suas práticas jornalísticas norteadas pelo Manual de Jornalismo da 

EBC (2013), que indica os princípios, valores, objetivos e diretrizes para a comunicação 

pública no Brasil, além de parâmetros e orientações profissionais. 

                                                            
1 Trabalho apresentado no GT 2 – Comunicação pública, popular ou alternativa, do VI Encontro Nacional 

da ULEPICC-Br, Brasília, 2016. 
2 Mestre em Comunicação. Professor do Curso de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo e 

Relações Públicas da Universidade Estadual do Piauí. E-mail: diegolopes21@yahoo.com.br  
3 Graduanda em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo e Relações Públicas pela Universidade 

Estadual do Piauí. E-mail: crysnayarab@gmail.com 

mailto:diegolopes21@yahoo.com.br
mailto:crysnayarab@gmail.com


 
VI Encontro Nacional da Ulepicc-Brasil – Brasília – 9 a 11/11/2016 

Diante desse contexto, esta pesquisa tem como objeto de estudo o conteúdo 

político produzido e veiculado nos dois telejornais da TV Antares: Jornal Antares e 

Antares Notícias. Como a emissora é financiada apenas por recursos públicos, buscou-

se perceber por meio da análise de conteúdo se existe influência, ou não, do Governo no 

agendamento das notícias. Para tanto, foram observados 28 programas, com total de 126 

matérias, referentes aos meses de janeiro, agosto, setembro de 2015 e fevereiro, março 

de 2016. Diante de problemas técnicos de controle e armazenamento de dados por parte 

da TV, a amostra foi definida aleatoriamente. 

A análise tem como referencial teórico a Economia Política da Comunicação 

(EPC), que segundo Mosco (1999, p. 98) “é o estudo das relações sociais, em especial 

das relações de poder, que constituem a produção, distribuição e consumo de recursos, 

incluindo os recursos da comunicação”. 

Ainda de acordo com o autor, “a economia política tem constantemente 

salientado o objetivo de compreender a mudança social e a transformação histórica” 

(MOSCO, 1999, p. 99). Nesta pesquisa, essa compreensão é dada quando se reflete 

historicamente como se deu a formação da TV Antares e quais os resultados desses anos 

no atual modelo de produção de conteúdo e agendamento de notícias.  

Para chegar às reflexões, o trabalho foi estruturado em duas partes. 

Inicialmente é apresentada a história da TV Antares e a incidência política que afetou 

diretamente a emissora por parte do Estado, aonde a cada mudança governamental a 

estrutura administrativa e editorial da televisão também se transformou. Percebeu-se 

que essa interferência ainda é comum e se reflete na rotina produtiva quando a fonte 

oficial predomina em determinadas pautas, deixando evidente que a emissora foi usada 

para promover o Governo perante a opinião pública. 

  

TV Antares: a emissora educativa piauiense 

 

A televisão educativa chegou ao Piauí na década de 1980. No decorrer desta 

história, é possível perceber uma variação na estrutura técnica e pessoal da emissora 

desencadeada por ações políticas. As interferências também são percebidas na 

programação e linha editorial. Existe uma inconstância na nomenclatura da TV e sua 

cronologia está organizada em cinco fases (ALVES, 2014): 1) TV Educativa do Piauí 



 
VI Encontro Nacional da Ulepicc-Brasil – Brasília – 9 a 11/11/2016 

(1985-1987); 2) TV Antares (1987-1991); 3) TV Educativa do Piauí (1991-1995); 4) 

TV Piauí (1995-2003); 5) TV Antares (2003-atualidade). 

A Televisão Educativa do Piauí foi implantada oficialmente no dia 10 de maio 

de 1986. Na ocasião foram inauguradas apenas as instalações da emissora, no bairro 

Monte Castelo, zona sul de Teresina. Naquele momento, o governador Hugo Napoleão 

saía do cargo para lançar candidatura ao Senado. Mais de cinco meses depois, já na 

gestão de José Raimundo Bona Medeiros (PFL), vice-governador que assumiu o 

governo, no dia 28 de outubro de 1986, a emissora finalmente disponibilizou o serviço, 

retransmitindo em caráter experimental a programação da TVE do Rio de Janeiro. 

Mesmo com o início das atividades, a emissora piauiense ainda não estava 

estruturada para cumprir sua missão no Estado. Além dos problemas técnicos, a 

televisão esbarrava na falta de mão de obra especializada. A equipe era formada por 

professores e não por jornalistas. 

A fim de suprir as deficiências e começar a produzir conteúdo, o Governo do 

Estado recorreu à agência de publicidade Convence Comunicação para realizar 

programas. Até o final do mandato de Bona Medeiros, cinco programas foram 

realizados por meio da parceria: TVE Notícias, TVE Debate, TVE Cultura, TVE 

Educação e TVE Esporte. 

Além de escasso, o conteúdo da emissora não seguia um padrão de qualidade e 

a programação era irregular. Era constante reprise dos programas (Jornal O Dia, 22 jan. 

1987, p.2), o que indica que a TVE era gerenciada sem um planejamento de ações. 

Nas eleições de 1986, Alberto Tavares Silva (PMDB) foi eleito governador, 

administrando o Piauí pela segunda vez – de 1987 a 1991. O ideal de modernidade, 

característico de sua política na primeira gestão (1971-1975), foi proposto à TVE Piauí. 

Visualizando falhas no formato da emissora deixado pelo governador anterior, Alberto 

Silva convidou para administrar a TV o carioca José Carlos Asbeg. Com formação em 

cinema pela Polytechnic of Central London, Inglaterra, e experiência profissional na TV 

Globo e TV Nacional, o cineasta aceitou a proposta e informou ao governador que 

precisava levar uma equipe para desenvolver o trabalho na televisão piauiense. Em 

princípio, o também cineasta formado em Londres Chaim Litewski se transferiu para o 

Piauí.  



 
VI Encontro Nacional da Ulepicc-Brasil – Brasília – 9 a 11/11/2016 

Para atender às expectativas de um novo formato para a TV, os professores que 

ocupavam parte do quadro funcional foram desvinculados da emissora. Um grupo 

formado em sua maioria por estudantes de jornalismo foi contratado para desenvolver o 

projeto pensado para a televisão. Como não tinham experiência profissional na área, 

foram promovidas oficinas. Para desenvolver o trabalho, integraram a equipe outros 

dois profissionais do eixo Rio-São Paulo e que tinham experiência com televisão, 

cinema e telenovela: Tomil Gonçalves e Roberto Machado Júnior. De acordo Asbeg 

(2012), eles “ensinaram roteiro, ensinaram edição, ensinaram produção, ensinaram 

texto, ensinaram fotografia, ensinaram câmera, ensinaram iluminação. Ensinaram como 

se fazia um programa”.  

Em 30 de dezembro de 1987, a Lei Ordinária nº 4.178, aprovada na 

Assembleia Legislativa do Piauí, autorizou o Poder Executivo a extinguir a FADEP, e 

instituir a Fundação Antares – Rádio e Televisão Cultural e Educativa do Piauí. Com a 

medida, a TVE-Piauí passou a ser TV Antares. 

Mesmo com o ideal de autonomia proposto para a TV Antares na Lei Ordinária 

nº4.178/1987, a interferência política se tornava visível em alguns momentos da 

emissora. Para registrar o primeiro ano do governo Alberto Silva foi produzido o 

documentário “Piauí 88 – Estado de Transformação”. O vídeo enaltece a gestão do 

governador enfocando a geração de empregos, entrega de casas populares, obras, bem 

como a expansão da energia elétrica para o interior do Estado. Outro documentário com 

caráter semelhante foi “Barca do Sal”. O filme teve narração e entrevistas realizadas 

pelo jornalista Pedro Bial, da Rede Globo. “Foi um pedido. Tinha que trazer um cara de 

impacto. Tinha que enfeitar o pavão. A viagem foi um fiasco. O navio encalhava toda 

hora” (ASBEG, 2012). 

Apesar do conteúdo promocional da gestão do governador, rotineiramente a 

emissora explorou o serviço de radiodifusão para produzir e veicular conteúdo de 

caráter cultural, educativo e informativo. A TV Antares alcançou o cenário nacional 

com alguns documentários veiculados na Rede FUNTEVÊ e foi reconhecida 

estadualmente com condecorações. Em 1990, o programa “Encena” recebeu o Prêmio 

Talentos da Comunicação na categoria melhor programa local e o “Esporte Antares” 

ganhou o Troféu Carlos Said pelo incentivo ao esporte amador e profissional no Piauí. 



 
VI Encontro Nacional da Ulepicc-Brasil – Brasília – 9 a 11/11/2016 

Em outubro de 1990 o eleitorado piauiense voltou às urnas para indicar o novo 

representante ao cargo de governador do Estado. O pleito foi novamente marcado pela 

disputa centralizada entre o PFL e o PMDB. Antônio de Almendra Freitas Neto (PFL) 

foi eleito no segundo turno e iniciou seu mandato em março de 1991. A posse foi 

transmitida ao vivo pela TV Pioneira em cadeia com a emissora educativa. De acordo 

com matéria publicada no Jornal Diário do Povo, em 16 de março de 1991, um estúdio 

foi montado dentro do plenário da Assembleia Legislativa aonde foi veiculada a 

solenidade.  

Na nova gestão, a TV Antares foi extinta e a emissora voltou a ser Televisão 

Educativa do Piauí.  No dia 27 de março de 1991, Freitas Neto assinou a Lei estadual nº 

4.382, que dispõe sobre a organização oficial do Governo e fixa as diretrizes para a 

administração pública. O capítulo XXV do regulamento lista os órgãos e entidades 

extintos pelo poder executivo, dentre eles a Fundação Antares – Rádio e Televisão 

Educativa e Cultural do Piauí, que teve suas atribuições transferidas novamente para a 

FADEP. Parte da equipe que foi desvinculada da emissora voltou a trabalhar na TV, que 

passou a ser dirigida pelo professor Francisco de Assis Barreto.  

Assim como ocorreu em gestões anteriores, a TVE Piauí sofreu injunções 

diretas da política governamental. Os interesses predominantes no governo atuaram 

diretamente na televisão. Semelhante à cooperação entre TV Pioneira e TV Educativa 

para a transmissão da posse de Freitas Neto, a admissão de Jesus Tajra na presidência 

do Diretório Regional do PFL no Piauí também foi transmitida ao vivo em canal de 

televisão. 

Assim como ocorreu nas duas eleições anteriores, o pleito de 1994 mais uma 

vez esteve polarizado entre chapas apoiadas por PFL e PMDB. Francisco de Assis 

Moraes Sousa, o Mão Santa (PMDB), foi eleito e futuramente reeleito por mais quatro 

anos. A TV Educativa iniciou o governo Mão Santa vinculada à Secretaria de Educação 

e com apenas dois telejornais no ar. Ao assumir o comando da TV nesse período, o 

jornalista Raimundo Rosa de Sá, conhecido por Cazé, enfrentou dificuldades por falta 

de recursos. 

No primeiro mandato do governador Mão Santa, a TV Educativa passou a ser 

chamada TV Piauí. Não existe decreto ou outra norma legal que indique a mudança. A 

modificação do título se deu pela incorporação de um nome fantasia. À época o diretor 



 
VI Encontro Nacional da Ulepicc-Brasil – Brasília – 9 a 11/11/2016 

da emissora era o jornalista Genésio Araújo, que decidiu pela substituição para tirar a 

ideia de televisão educativa por achar que essa definição era responsável pela baixa 

audiência (VAL, 2014). 

A TV Piauí assumiu uma postura governamental na cobertura jornalística. O 

agendamento das notícias divulgadas ao vivo ao longo da programação era estabelecido 

a partir das atividades do Chefe de Estado e da primeira dama, Adalgisa Moraes Sousa. 

Além das pautas definidas por interesses políticos, a TV Piauí começou a 

veicular conteúdo sensacionalista em alguns programas, que adotavam estratégias 

apelativas para atrair o telespectador e aumentar a audiência. Geralmente também se 

caracterizavam pela presença do grotesco, copiando formatos da televisão nacional de 

caráter comercial.  “Havia um programa alternativo, apresentado por Pedro Silva, onde 

ele misturava desde cobertura policial na delegacia à mulheres seminuas dentro de uma 

banheira” (VAL, 2014). 

Igualmente como ocorre nas emissoras comerciais, a TV Piauí abriu espaço 

para o financiamento privado com a inserção de anúncios no intervalo dos programas. 

De acordo com a diretora de jornalismo, não existia um departamento comercial, mas 

foi uma época de intensa participação da publicidade na televisão. “Os programas mais 

onerosos buscavam seus meios de produção e esse suporte veio com os anunciantes. A 

gente recebia o anúncio, nada era feito na TV, e o veiculávamos no intervalo dos 

programas como patrocinadores” (VAL, 2014).  

Nas eleições de 2002, José Wellington Barroso de Araújo Dias (PT) foi eleito 

governador do Piauí – que viria ser reeleito por mais quatro anos no pleito de 2006 e 

eleito novamente nas eleições de 2014. No início do primeiro mandato, o chefe do poder 

executivo assinou a Lei Complementar nº 30, de 17 de julho de 2003, que instituiu a 

Fundação Rádio e Televisão Educativa do Piauí. O órgão adotou o nome fantasia de 

Fundação Antares e voltou a ter personalidade jurídica de direito público, autonomia 

administrativa e financeira e plena gestão de seus bens e recursos.  

A TV Antares ficou três anos e meio sem funcionar desde o início da 

administração de Wellington Dias. Nesse período, a televisão foi tecnicamente 

modernizada com investimentos em ilhas de edição, câmeras, informática, iluminação, 

cenário e veículos. Uma nova equipe foi contratada pelo Governo por meio de prestação 

de serviço. O grupo de jornalistas foi mesclado por profissionais já experientes do 



 
VI Encontro Nacional da Ulepicc-Brasil – Brasília – 9 a 11/11/2016 

mercado piauiense com outros recém-formados. Antes de iniciarem as transmissões, 

oficinas de capacitação foram realizadas para especializar os empregados em produção 

da TV, edição de texto e reportagem. A equipe técnica também recebeu treinamento 

como nas áreas de filmagem e edição de vídeo. 

Logo após a instituição da EBC em 2007, a TV Antares aderiu ao projeto da 

Rede Pública de Televisão. De acordo com Teixeira (2013), a televisão pública 

piauiense iniciou a parceria com a TV Brasil acreditando que essa cadeia de emissoras 

resultaria, com o passar do tempo, em independência e autonomia das TVs perante o 

Governo ou as instituições que as mantinham. 

 

O conteúdo político nos telejornais da TV Antares 

 

O Governo, em esfera federal e estadual, é responsável por subsidiar e 

administrar as emissoras não comerciais no país. Esse vínculo sugere diversos 

questionamentos sobre a interferência do poder político na programação dessas 

emissoras. Segundo o Manual de Jornalismo da EBC (2103, p.53), “a cobertura política, 

na televisão pública, deve ser transmitida de forma apartidária, justa, objetiva, 

autônoma, equilibrada e em sintonia com o interesse público”. Ainda de acordo com o 

documento, esse conteúdo deve proporcionar ao cidadão “os meios para participar, 

compreender e avaliar a maneira como as casas legislativas – federais, estaduais e 

municipais – tratam as questões que interessam à sociedade” (p.54).  

Desde sua reestruturação no governo do petista Wellington Dias, a TV Antares 

começou a produzir conteúdo jornalístico e lançou dois telejornais: Jornal Antares, com 

meia hora de duração, veiculado de segunda-feira à sexta-feira, a partir do meio dia; 

Antares Notícia, também veiculado durante a semana, mas à noite. Os programas se 

mantém há mais de dez anos, colocando-os como os de maior durabilidade ao longo da 

história da emissora.  

Afim de identificar, ou não, a influência do Governo na produção de conteúdo 

dos dois telejornais, uma amostra de 28 programas foi analisada, referentes aos meses 

de janeiro, agosto, setembro de 2015 e fevereiro, março de 2016. Dentro desse total de 

126 matérias, foram identificadas 14 matérias de ordem política, que retratavam a 

gestão do Governo do Estado do Piauí, conforme gráfico abaixo. 



 
VI Encontro Nacional da Ulepicc-Brasil – Brasília – 9 a 11/11/2016 

 

Gráfico Programas de Conteúdo Político 

9

1
2

1

0 2 4 6 8

jan/aa

mar/aa

mai/aa

jul/aa

set/aa

nov/aa

jan/aa

mar/aa

4. Conteúdo Político

Número de Matérias Exibidas  

FONTE: Elaborado pelos pesquisadores, 2016 

 

Observa-se que janeiro de 2015 foi o mês com maior índice de conteúdo político 

na TV Antares. Isso se dá pelo fato desse ser o período de entrada do novo governador 

eleito, Wellington Dias (início do terceiro mandato). Todas as nove matérias falavam de 

forma positiva de ações do Governador para o Piauí. É realizado também a cobertura de 

eventos com figuras importantes do governo.  

No dia 5 de janeiro de 2015, todo conteúdo transmitido pelo telejornal Jornal 

Antares foi referente à entrada do novo governador no poder e suas metas para a gestão. 

O conteúdo fazia crítica ao antigo governador, José Filho. Nesse mesmo dia, o Antares 

Notícias retransmitiu as mesmas matérias com acréscimo de outra matéria sobre o 

governador.  

De um modo geral, o tempo das matérias referidas ao governo possuía duração 

maior, chegando ao tempo de 7 minutos. Nestas matérias, como fonte, eram ouvidos 

apenas o governador e representantes do mesmo, não dando voz a população.  Segundo 

Perdigão (2010, p.241), o tempo dado a cada matéria “podem indicar, ou não traços de 

uma comunicação burocrática, de um jornalismo declaratório ou mesmo da publicidade 

governamental”.  

Elis Teixeira (2016), coordenadora de produção do Jornal Antares, ao ser 

questionada sobre como ocorre à participação do cidadão na TV, diz que esse 



 
VI Encontro Nacional da Ulepicc-Brasil – Brasília – 9 a 11/11/2016 

envolvimento “é dado no momento da matéria”. Já Aparecida de Oliveira (2016), 

coordenadora de produção do Antares Notícia, fala que o público colabora através de 

sugestões de pautas sobre eventos, quando procuram a emissora para divulgação.  

Ao questionar sobre as mídias sociais, e-mail e site da emissora (desativado há 

mais de seis meses), que poderiam possibilitar a participação, as duas produtoras 

confirmaram que o público poderia entrar em contato com a emissora através destes 

canais, no entanto, o que se percebe é que mesmo a TV dispondo dessas ferramentas de 

comunicação, não há uma aproximação, pois durante os telejornais não alertam ao 

telespectador para essa interação. De todo conteúdo analisado, apenas o Jornal Antares 

do dia 7 janeiro de 2015 fez uma chamada sugerindo ao público para participar 

enviando sugestões para a emissora. Ao não divulgar as possibilidades de participação 

do público, a TV Antares quebra um dos pilares do jornalismo público, que segundo 

Perdigão (2010), é o de servir de meio de expressão e diálogo para o cidadão, devendo 

ser feita para ele e com ele.  

Esta presença do governo no conteúdo da TV Antares só nos mostra a 

interferência realizada por ele na programação, evidenciado o que Becerra et al (2012), 

já havia dito ao falar da inferência dos governos nas televisões públicas na américa 

latina pelo o simples fato dele ser o financiador.     

Entretanto, de acordo com Núbia Ramos (2016), diretora da TV Antares, o 

Governo apesar de financiar a emissora, não interfere na produção do conteúdo. 

Segundo a diretora, o que acontece é que a emissora cobre assuntos do Estado de 

interesse da sociedade, como um projeto do governo que os beneficiem. Núbia Ramos 

afirma ainda que isso não ocorre porque o governo acreditar que a TV Antares tem 

pouca audiência. Marcio Gleu (2016), gerente de jornalismo da emissora, desconsente 

da ideia da diretora ao afirmar que o governo solicita a colaboração da emissora na 

divulgação de serviços feitos para que a população tome conhecimento.  

Ao perguntarmos a Gleu (2016) e Ramos (2016) sobre se a produção da Antares 

era orientada pelo o guia de jornalismo da EBC, e se TV Brasil, emissora afiliada a 

Antares e pertencente a EBC, interferia nos conteúdos produzidos, ambos responderam 

que tem conhecimento do guia e que a emissora procura segui-lo. Entretanto, afirmam 

que a TV Brasil não interfere na produção de conteúdo diário dos telejornais. 



 
VI Encontro Nacional da Ulepicc-Brasil – Brasília – 9 a 11/11/2016 

Além da retransmissão da grade de programação da TV Brasil pela TV Antares, 

o acordo entre ambas é dado quando a EBC solicita produção de conteúdo local para 

veiculação nacional. Gleu (2016) ressalva que nessas matérias é dada uma orientação de 

como produzir, preferindo sempre matérias que dê destaque a língua local, com 

sotaques e identidades do Piauí.  

Ramos (2016) destaca ainda, ao se referir à produção de conteúdo do estado: 

“seria interessante que nós fossemos iguais a EBC, formada por um conselho com a 

participação da sociedade, onde o conselho gestor se reúne mensamente para discutir a 

programação, o conteúdo que vai ser tratado, e onde todas as camadas vertentes (área 

sindical, movimento social, estudantil, professores) tem representatividade para discutir 

e intervir na programação e no conteúdo que vai chegar à casa dos cidadãos”.  

Sobre esta consideração da diretora, Perdigão (2010) fala que os Estados têm 

autonomia para criar seus conselhos, pois segundo ele:  

 

Caberia ao Estado empenhar-se na construção de um sistema público 

de comunicação legitimado pelas decisões da sociedade, pelo interesse 

público, mesmo que tais decisões sejam tomadas de forma paritária, 

com o governo, nunca exclusivamente pelo governo. Não seria o caso 

de interver os organogramas, mas de abri-los aos interessados e 

horizontalizá-los (PERDIGÃO, 2010, p.166). 

 

Mesmo com a presença do Governo nas decisões editoriais da TV Antares, de 

acordo com o número de matérias analisadas na amostra, é pequena a quantidade de 

conteúdo político, o que pode evidenciar uma pequena interferência governamental no 

conteúdo dos telejornais, no qual pode estar relacionado, ou não, com o posicionamento 

de Ramos (2016), sobre a baixa audiência. Além disso, sugere ainda que a emissora não 

pratica o chamado ‘jornalismo chapa branca’, distribuindo sua produção também a 

assuntos sociais, econômicos e culturais, ampliando a oferta de conteúdo para o 

telespectador. 

 

Considerações finais 

 

Igualmente como ocorreu influência ao longo dos anos na gestão e na 

programação da TV Antares, o agendamento das notícias ainda reflete as constantes 



 
VI Encontro Nacional da Ulepicc-Brasil – Brasília – 9 a 11/11/2016 

interferências do Governo na emissora. A voz oficial unilateral prevalece em parte do 

conteúdo, fugindo do princípio participativo proposto no Manual de Jornalismo da 

EBC, e que deveria ser levado em consideração pela emissora piauiense.  

A dependência econômica por parte da TV Antares em relação ao Estado 

reforça esse pertencimento a um sistema político, e esquiva em certos momentos da 

natureza cidadã inerente à uma emissora educativa/pública. Em ‘Mercado Brasileiro da 

Televisão’, Bolaño (2004) deixa claro que suas reflexões se dão às emissoras 

comerciais, todavia, é possível relacionar sua análise às emissoras não comerciais haja 

vista que ambas estão inseridas no mesmo cenário de comunicação e tem vínculos com 

o governo em perspectivas semelhantes por conta dos investimentos. 

Desse modo, segundo o autor, a radiodifusão se desenvolveu por toda parte 

com objetivo de conquistar a simpatia do público. “Pretendem as empresas que a 

reposta do público seja a compra de seus serviços ou de suas mercadorias; pretendem o 

governo e os grupos políticos que têm acesso aos meios uma opinião pública favorável 

a suas posições” (BOLAÑO, 2004, p. 41). 

A dimensão da interferência do Governo sobre a televisão educativa depende 

do modelo de gestão de ambas instituições, incidindo na importância que dão à TV e 

nos interesses com ela a conquistar. No caso específico da TV Antares, para que a 

emissora, de fato, fuja das amarras políticas partidárias, uma alternativa seria a criação 

de um conselho formado por representantes de diversas instâncias da sociedade, 

pluralizando as vozes nas tomadas de decisões e fiscalizando os abusos.  

 

Referências 

 

ALVES, Diego. História e Memória da TV Antares: práticas de comunicação pública no Piauí. 

Piauí: UFPI, 2014. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Piauí, Piauí, 2014. 

 

 

BECERRA, Martín. et al. Caixas Mágicas: O renascimento da Televisão Pública na América 

Latina. Madri: Editorial Tecnos, 2012. 

 

 

BOLAÑO, Cesar. Mercado brasileiro de televisão. São Paulo: Educ, 2004. 

 

 



 
VI Encontro Nacional da Ulepicc-Brasil – Brasília – 9 a 11/11/2016 

EBC, Empresa Brasil de Comunicação. Manual do Jornalismo da EBC. Brasília: EBC, 2013. 

Disponível em: < http://www.ebc.com.br/sites/default/files/manual_de_jornalismo_ebc.pdf>. 

Acesso em: 06 out. 2015. 

 

 

GLEU, Márcio. Entrevista concedida a Crysnayara Batista da Silva. 26 de jul. 2016. 

 

 

MOSCO, V. Economia política da comunicação: uma perspectiva laboral. Comunicação e 

Sociedade I: Cadernos do Noroeste, Braga, v. 12, n.1/2, 97-120, 1999. 

 

 

OLIVEIRA, Aparecida. Entrevista concedida a Crysnayara Batista da Silva. 05 de ago. 2016. 

 

 

PERDIGÃO, Alberto Magno Silveira. Comunicação pública e TV digital: Interatividade ou 

imperatividade na TV pública. Fortaleza: Ed UECE, 2010. 283p. 

 

 

RAMOS, Núbia. Entrevista concedida a Crysnayara Batista da Silva. 26 de jul. 2016. 

 

 

TEIXEIRA, Elis. Entrevista concedida a Crysnayara Batista da Silva. 26 de jul. 2016. 

 

 

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

http://www.ebc.com.br/sites/default/files/manual_de_jornalismo_ebc.pdf

	Diego Lopes da Silva Alves

