Publicação realizada pelo Observatório do Audiovisual Baiano será lançada em live no Youtube
Sistematizando informações sobre financiamento, produção, distribuição, exibição, formação e trabalho do audiovisual na Bahia, o “Anuário do Audiovisual Baiano 2019/2020” será lançado no dia 28 de abril (quarta-feira), às 18h30, no canal do NordesteLAB no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=qFyWC-0VLGQ).
A publicação virtual é uma produção do Observatório do Audiovisual Baiano e apresenta um panorama do ano anterior à pandemia, 2019, e dados preliminares de 2020, já em contexto pandêmico, apontando impactos e desafios enfrentados na realidade atual. A perspectiva é construir um dispositivo que permita um acompanhamento contínuo do setor, com atualização anual, para identificar as potencialidades de desenvolvimento em paralelo às fragilidades consequentes das crises – neste momento, evidenciadas pela descontinuidade de políticas públicas e pelas circunstâncias da Covid-19.
A coordenação é de André Araujo, que vai também comandar a live de lançamento ao lado dos professores Carmen Lima e Leonardo Costa, integrantes do Observatório da Economia Criativa da Bahia (OBEC-BA), parceiro do projeto. Daniele Canedo e Luiz Gustavo Campos são outros dois membros do OBEC-BA envolvidos. A equipe de pesquisa é composta por Everaldo Asevedo, Gabriel Amaral Pires, Denis Martins e Milena Araujo. Clarissa Viana coordena a comunicação e os boletins que vêm sendo publicados como parte das ações da iniciativa.
O “Anuário do Audiovisual Baiano 2019/2020” revela que houve uma diminuição nos valores investidos no audiovisual baiano, somando-se recursos federais, estaduais e municipais. Em 2018, foram R$ 52,7 milhões; em 2019, R$ 36,4 milhões; e, em 2020, R$ 27,5 milhões, incluindo recursos da Lei Aldir Blanc. Por outro lado, houve um aumento no número de projetos apoiados: 99 em 2018; 125 em 2019; e 263 projetos em 2020, apontando uma maior distribuição de recursos entre mais proponentes, porém dividindo um montante menor. A principal razão dessa queda foi a paralisação do Fundo Setorial do Audiovisual, através do qual foram investidos mais de R$ 50 milhões em 2018, caindo 85% para apenas R$ 7,3 milhões em 2020. Como também se evidencia, o segmento de salas de cinema, certamente, foi um dos que mais sentiram os efeitos da pandemia. Em 2019, foram vendidos mais de 6 milhões de ingressos nos cinemas baianos. Em 2020, esse número foi de pouco mais de 1,3 milhão.
HISTÓRICO DE PESQUISA – O “Anuário do Audiovisual Baiano” surge da continuidade de ações de pesquisa que a empresa Laboratório Audiovisual vem realizando desde 2016, quando lançou o projeto “Audiovisual Baiano: pesquisa e análise de mercado”, que traçou o perfil de financiamento ao setor audiovisual baiano entre os anos de 2008 e 2016. O trabalho foi ainda atualizado em 2018 e uma midiateca com artigos e textos sobre o universo das políticas públicas e do mercado audiovisual, com mais de 200 publicações, pode ser acessada em www.labaudiovisual.com.br/labav/pesquisa.
Esta frente de atuação fez surgir o Observatório do Audiovisual Baiano, constituindo, em parceria com o OBEC-BA, uma estrutura que possa se consolidar como uma referência em relação à produção, sistematização e análise de dados e informações sobre o audiovisual na Bahia. Suas atividades, que incluem boletins noticiosos e temáticos, estão compartilhadas nas redes sociais Facebook e Instagram (@audiovisualbaiano).
O projeto “Anuário do Audiovisual Baiano” tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.